Conheça o projeto “Animaférias” que ocorrerá no Zoológico Municipal de Piracicaba

janeiro 07, 2022 - 12:58 - 77 vizualizações

O evento contará com uma programação especial repleta de atividades interativas com animais, voltada para crianças  

 

O verão de 2022 já começou da mais sustentável e melhor forma possível na cidade de Piracicaba! Seguindo o slogan oficial “De volta ao lugar mais animal da cidade”, em parceria com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), o Zoológico da cidade terá, no mês de janeiro, uma programação carregada de atividades e atrações super divertidas com animações interativas. 

 

O evento se iniciará no próximo dia 18 e irá até o dia 21 de janeiro, com o horário de funcionamento das 9h às 12h. A semana conta com uma série de atividades lúdicas, que envolvem desde o bem-estar animal até educação ambiental, voltadas para crianças que possuem entre 7 e 10 anos de idade, sob a coordenação Núcleo de Educação Ambiental (NEA) e do Zôo. 

 

A faixa etária é limitada para que seja possível um "nivelamento” para que os monitores possam desenvolver as atividades em grupo, com qualidade e de forma que possa atingir os objetivos do aprendizado ideais. Mas nem foi sempre assim, como por exemplo em algumas edições dos anos anteriores, no mês de janeiro puderam participar crianças de 7 a 10 anos, e em julho, de 11 a 13 anos. 

 

Para participar da programação, os pais ou tutores responsáveis devem pré-inscrever suas crianças, que devem ter disponibilidade todos os dias para realizar as atividades oferecidas. É importante ressaltar que as inscrições, que são gratuitas, estarão disponíveis até a próxima terça-feira, no dia 11 de janeiro, e infelizmente, no momento, elas já se encontram com as vagas esgotadas. 

 

Para esta edição de janeiro, foram disponibilizadas 25 vagas, que é uma média ideal do número de crianças com quem os organizadores e monitores do evento trabalham, pois assim facilita e amplia o controle desenvolver algumas dinâmicas de grupo com qualidade. “Em alguns anos, tivemos participação de mais crianças, com atividades diferenciadas, mais voltadas para exposições. Como estamos ainda no período de pandemia, para essa edição resolvemos continuar com o formato de um grupo limitado de crianças.”, conta Elizabeth da Silveira Nunes - bióloga no Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (SEDEMA) de Piracicaba. 

“O Animaférias tem sido o programa predileto dos pais, principalmente por ser realizado no período de férias. Além de ser gratuito, ele visa o aprendizado num dos lugares preferidos das crianças.  E nesta edição, por causa do período em que as crianças ficaram em casa, o Animaférias está superconcorrido. Todos querem participar de atividades ao ar livre.”, afirma Elizabeth.  

Após o longo período de isolamento e sem atividades em grupo, devido a pandemia, o Programa de Educação Ambiental do Zôo de Piracicaba (PREÁ), tem como um dos seus principais objetivos estimular, das formas mais interativas e educativas possíveis, a percepção das crianças no meio em que vivem, assim contribuindo para um adicional na educação sustentável que é imprescindível, principalmente nos dias de hoje.  

Na programação dos quatro dias do evento estão incluídas brincadeiras em grupo, jogos e atividades lúdicas que abordarão assuntos relacionados à rotina de trabalho do Zôo, o bem-estar animal e impactos causados na biodiversidade pelo consumo excessivo e o descarte irregular de resíduos que prejudicam a natureza. Serão realizadas visitas mediadas aos bastidores do Zôo para que as crianças possam conhecer a rotina de trabalho de um Zoológico, além de conhecer alguns espaços internos de recintos de animais (área de segurança, cambiamento).    

Além disso, haverá uma oficina chamada ‘Os Animas Também Brincando’, que irá ensinar as crianças a fazerem brinquedos especialmente para os animais. E uma das tarefas mais aguardadas, é a visita noturna ao zoológico que tem como objetivo observar bem de pertinho os recintos dos adoráveis felinos, como aqueles muito improváveis de avistar durante o dia por terem seus hábitos noturnos. Assim, as crianças, acompanhadas de seus pais, poderão observar o trabalho de enriquecimento ambiental, utilizando-se dos "brinquedos" elaborados por elas mesmas. 

 

E é claro que não poderia faltar uma das gincanas mais amadas pela criançada, um Caça ao Tesouro, denominado como "Pegue a Pegada, entre diversos outros jogos que têm como intuito integrar os pequeninos com os animais, ampliar a percepção ambiental, desenvolver conhecimento ainda maior sobre temas como a flora e fauna brasileira.  

E no último dia, como todo ano, será realizado a dinâmica mais espontânea e divertida de todas: o "Torta na Cara", uma brincadeira de sucesso que sempre rende boas risadas, segundo Elizabeth. 

Mas afinal, qual a história por trás do Animaférias? 

 

O Animaférias é desenvolvido com esse nome desde o ano de 2006. De 1999 a 2001 era realizado também no período de férias, porém com o nome de "Natureco". Entretanto, em alguns anos, o Animaférias foi realizado somente 1 vez no ano, devido à troca de estagiários que, geralmente, atuam como monitores. E no caso, desde o início da pandemia, enquanto o Zoo ficou fechado, o evento não pode ser realizado. Sendo assim, são 25 anos de atividades sendo realizadas. 

 

A proposta desde o início é que no período de todas as férias, seja de janeiro ou julho, ocorra uma programação de atividades educativas desenvolvidas de forma lúdica e leve, incentivando o "brincar e aprender com a natureza".  

 

O Animaférias é uma das atividades do Programa de Educação Ambiental do Zôo, denominado PREÁ. Segundo a bióloga Elizabeth Da Silveira, todo Zoológico se baseia em 4 importantes pilares: Conservação das Espécies, Pesquisas Científicas, Educação Ambiental (desenvolvido por meio do PREÁ) e o Lazer, sendo este último uma consequência por estar num Parque Público. 

 

Futuros projetos para o Animaférias 

 

De acordo com Elizabeth, devido a grande procura nesta edição de janeiro de 2022, estão estudando uma forma de realizar atividades do PREÁ ao longo do ano, para além de alunos de escolas visitantes, e atividades voltadas para crianças acompanhadas de seus pais. Além disso, dentro das possibilidades, considerando a quantidade de estagiários e monitores disponíveis, a partir do mês de abril já planejarão o Animaférias de julho. E no ano que vem, a partir de novembro iniciarão o planejamento da edição de 2023. Porém, tudo depende de uma série de fatores que envolvem de questões futuras em relação a gestão do Zôo de Piracicaba, por exemplo. 

 

Lembrando que todas as atividades serão realizadas dentro dos protocolos de segurança sanitária. 

 

Para acessar a programação completa está disponível no site do Núcleo de Educação Ambiental da Sadema: http://www.neasedema.wixsite.com/educacaoambiental 

Endereço Zoológico: Av. Mal. Castelo Branco, 426 - Jardim Primavera, Piracicaba - SP, 13412-010 

Comentários(0)

Log in to comment