O impacto do Engenho Central como patrimônio cultural na cidade

janeiro 13, 2022 - 02:52 - 82 vizualizações

Ao longo de séculos, o espaço se tornou palco de eventos importantíssimos para Piracicaba e virando parte da história dos moradores, visitantes e da região 

Ao longo de toda história da cidade, a praça do Engenho Central sempre foi palco de eventos e comemorações importantes para Piracicaba. Neste último ano, as celebrações de fim de ano ocuparam diversos lugares ao redor da cidade, trazendo visitantes de outras partes do país para aproveitar e curtir os eventos, comidas e shows oferecidos. 

 

No início de dezembro, foi anunciado o cronograma de atividades propostos que aconteceriam na cidade contando principalmente com o show de luzes em diversos lugares pelo projeto Luz & Arte, que de maneira impecável entregou instalações encantadoras, fazendo com que os moradores, turistas e visitantes fizessem filas para fotografar e apreciar o projeto criado. 

Com o freamento de números de casos da Covid-19 no mês, não foi difícil que a cidade recebesse milhares de visitantes para celebrar as festas e assistir os eventos. De acordo com os estabelecimentos e moradores, estima-se que cerca de 20 mil pessoas chegaram em Piracicaba em dezembro, contribuindo muito na movimentação do espaço e aumento do turismo, que infelizmente, foi extremamente impactado com o advento da pandemia.

O Parque do Engenho Central de Piracicaba fica às margens do mais importante rio da cidade, o Rio Piracicaba e foi construído em 1881 por Estevão Ribeiro de Sousa Resende, conhecido como Barão Resende na época. Há séculos, o espaço sempre foi importante para o funcionamento da cidade, produzindo toneladas de açúcar para o país e para o mundo. Mesmo depois de cerca de 141 anos, o engenho sediou outros eventos e acontecimentos e continua a movimentar a cidade, sempre encantando os turistas e moradores.

MicrosoftTeams-image (4).png (70 KB)

Com uma área verde de aproximadamente 80 mil metros quadrados e uma infraestrutura que ocupa 12 mil metros quadrados, o local é tão importante para o turismo e eventos como para a fauna e flora da região que está inteiramente ligado a ele. Assim, a partir de alguns anos a propriedade se tornou patrimônio cultural da cidade e é preservado para que cada vez mais, muitas pessoas possam conhecer o local como no final do ano passado. 

Fora as luzes do Luz & Arte, quem visitou o local teve o prazer de encontrar outros tipos de lazeres que aconteciam por ali. Com uma culinária de brilhar os olhos, podemos certamente dizer que os visitantes tiveram um rico cardápio com diversos Food Trucks ao redor do espaço com opções imperdíveis. 

Outras atrações que ocuparam o local foi a Orquestra da cidade, feiras impressionantes com os melhores artesãos da região, shows com bandas, dentre elas, a “União Operária” e “Encanto Produções”. 

Comentários(0)

Log in to comment